Diante de inverdades que estão circulando na mídia social (whatsapp) em relação a visão do presidente do Sindicato da Carreira dos Profissionais do Sistema Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (SINDPSS), Paulo César de Souza, sobre o porte de arma para agentes do sistema socioeducativo, faz-se necessário esclarecer que, em nenhum momento o presidente afirmou ser contrário ao beneficio e que por sinal, está é uma luta do SINDPSS.

O presidente disse, em reunião, apenas, ter preocupação já que se faz necessário uma capacitação com excelência, para se evitar o mau uso do armamento pelo servidor socioeducativo, tendo em vista, de que até uma comissão já foi criada pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) para avaliar os servidores do sistema penitenciário, que hoje possuem o direito ao porte, que tiverem qualquer tipo de problema em relação ao uso de armas. Caso comprovado o mau uso do armamento, o servidor pode até ser excluído ou afastado das funções.

A portaria que institui a comissão que fará essa avaliação do sistema penitenciário é a de número 076/2015 e pode ser conferida pelos servidores interessados, através do link da publicação no Diário Oficial do Estado:

O presidente do SINDPSS reafirma também, que a categoria não tem poder de polícia e que caso seja conquistado esse beneficio do porte de arma será extra muro, apenas para a proteção individual de cada servidor, bem como de seus familiares, tendo em vista, de que essa é a bandeira defendida pelos representantes dos sindicatos, em nível nacional.

Por fim, o presidente do SINDPSS, reafirma ser favorável ao porte de arma para a segurança de todos e que este é um compromisso de luta da diretoria do sindicato mato-grossense.

Assessoria de Imprensa/SINDPSS

Data: 01/09/2015