Visando melhorias e valorização dos servidores, os diretores do Sindicato da Carreira dos Profissionais do Sistema Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (SINDPSS), se reuniram na tarde desta segunda-feira (30.11) com o secretário chefe da Casa Civil, senhor Paulo Taques. Também estava presente o assessor jurídico da categoria, Dr. Fabiano Zanardo.

Na oportunidade, eles apresentaram a pauta de reivindicação ao representante do governo do estado e relataram as principais dificuldades que vêm sendo enfrentadas pela categoria.

Entre os problemas apresentados ao secretário, está a estrutura precária dos prédios do sistema socioeducativo que hoje abrigam os adolescentes infratores.

“São estruturas antigas, quebradas, sem nenhuma condição de abrigar qualquer ser humano”, relatou o presidente do SINDPSS, Paulo César de Souza, que informou ainda, que além dessas condições desumanas, o agente socioeducador tem que estar preparado para lidar com qualquer situação envolvendo o menor.

Segundo ainda o presidente da categoria, em função de tantos problemas e da dificuldade na realização do trabalho, os servidores se encontram totalmente desanimados e sem perspectivas.

“Nós temos muitos profissionais excelentes e que não estão sendo valorizados”, declarou.

Outro fator que esta sobrecarregando os servidores que atuam nas unidades de Mato Grosso, hoje, segundo os representantes da categoria, é a falta de servidores.

“Precisamos urgentemente da realização de um novo concurso público, mas até que se faça os tramites legais para isso acontecer, é necessário que se faça um seletivo para contratação de no mínimo, mais 80 servidores, para que pelos menos, as unidades possam continuar funcionando”, disse Paulo.

Já para o vice-presidente do sindicato, Gilberto Bispo, a premissa de que todo investimento é para criança e adolescente também não vem sendo cumprida em Mato Grosso.

“Não vemos nenhum investimento nesse setor, e isso nos deixa cada vez mais em uma situação difícil, hoje, nós temos 200 adolescentes apreendidos no sistema socioeducativo e temos um índice de reincidência de 70%, justamente por não termos as condições mínimas de se trabalhar”, afirmou Gilberto.

Após ouvir as colocações dos representantes do SINDPSS, o secretário afirmou que já havia lido a pauta. “Eu li antes de vocês chegarem para estar inteirado da nossa reunião e do que vocês precisam, e a minha forma de trabalhar esta sendo da seguinte maneira, eu recebo o sindicato, converso, e depois chamo os secretários pertinentes a cada pasta para discutir com eles o que pode ser feito em cima de cada reivindicação e em uma segunda reunião passo a resposta sobre cada item, então, hoje eu ouvi vocês, agora irei conversar com todos os secretários envolvidos e em um prazo máximo de 30 dias nos reuniremos novamente para conversarmos sobre a pauta”, informou Paulo Taques.

Sobre as colocações do secretário, o presidente afirmou que em relação ao teste seletivo não poderia ser mais prolongado. “As unidades não tem mais condições de continuar trabalhando sem mais agentes”.

Em relação a essa reivindicação, o secretário se comprometeu em conversar ainda nesta semana com o responsável pela pasta, e dar uma resposta até a próxima quarta-feira (02.12) sobre o assunto.

PORTAS ABERTAS – Após o diálogo ainda, o secretário deixou as portas da secretaria totalmente abertas para os servidores. “Daqui para frente, podem me ligar diretamente no meu celular, mandar mensagem toda vez que precisarem ou que acharem conveniente, que iremos conversando e ajustando as coisas, se for algo urgente, já agendamos para nos reunirmos”, finalizou o secretário.

Data: 30/11/2015