Representantes do Fórum Sindical dos Servidores Públicos do Poder Executivo de Mato Grosso se reuniram nesta terça-feira (10.01) com deputados estaduais para discutir os projetos de lei da reforma administrativa e do teto de gastos do Governo do Estado. Os servidores participaram também da sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e cobraram transparência e diálogo com a sociedade por parte do Executivo e do Legislativo.

Pela manhã, uma comissão do Fórum Sindical esteve reunida com os deputados Eduardo Botelho (PSB), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Zé Domingos Fraga (PSD), presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) para discutir o recorrente atropelo no trato dos projetos. De acordo com nota liberada pelo Fórum Sindical, “o correto, ético e moral seria o governo apresentar esses pacotes à população e aos servidores públicos, pois os projetos trazem ameaças e prejuízos diretos a todos”.

A coordenação do Fórum Sindical informou que os deputados assumiram o compromisso de articular a não votação dos projetos na sessão de hoje, nem nas dos dias 11 e 12 de janeiro e que agendarão um debate sobre o tema em fevereiro. No entanto, mantendo o compromisso com a pauta dos servidores, o Fórum sindical convocou os servidores para se fazerem presentes nas sessões para pressionar pelo debate.

Na sessão da tarde de hoje (10.01), diversos servidores atenderam ao chamado, entre eles um grupo de profissionais do Sistema Socioeducativo junto com presidente do Sindicato da Carreira dos Profissionais do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso (Sindpss-MT), Paulo Cesar de Souza. A intenção, além de pressionar pela não votação, é receber cópias dos projetos de lei para que seja dada a devida publicidade a estes importantes temas.

A mobilização continua

O FórumSindical já encaminhou diversos ofícios solicitando audiência com o governador e sua esquipe para debater as propostas,mas atéo momento não obteve respostas. Por conta disso a categoria se reuniu na AL/MT para cobrar dos deputados transparência no processo.

“Nos reunimos na casa de leis para cobrar justamente essa postura dos deputados, permitindo dar conhecimento do teor desses projetos e proporcionando o diálogo e a democracia na discussão dos temas”, afirma a nota.

Por esse motivo, o Sindicato da Carreira dos Profissionais do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso (Sindpss-MT) reforça o chamado do Fórum Sindical para que os servidores estejam presentes na Assembleia Legislativa nas sessões dos dias 11 e 12 de janeiro, às 17h.

Sidnei Oliveira - Secretário Geral SINDPSS/MT

Data: 10/01/2017