Os dirigentes do Sindpss/MT se reuniram na tarde de ontem 19.04 na AL/MT com o Senador Wellington Fagundes, líder do Bloco moderador, para uma reunião que teve como pauta, o pedido de apoio para aprovação do PLC19/18 com a continuidade dos órgãos do sistema socioeducativo no SUSP.

Os dirigentes rememoraram que no dia (11.04), foi aprovado na Câmara dos Deputados por ampla maioria o PL 3.734/2012, que cria o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), e no Senado Federal recebeu o número PLC19/2018, pediram o apoio do Senador que foi muito receptivo com a diretoria e declarou total apoio ao PLC. “Sou favorável a aprovação dessa lei, vocês podem contar com meu apoio”, Wellington Fagundes.

Para o presidente Paulo César de Souza, esta foi mais uma conquista do Sindpss/MT em prol de todo sistema socioeducativo nacional, uma vez que, hoje percebemos o sistema socioeducativo abandonado, e, o projeto deixa claro que haverá recursos para os órgãos que irão compor o SUSP, além de uma melhor capacitação de todos servidores.

Na oportunidade, foi entregue ao Senador uma Carta Aberta informando os reais motivos para a permanência dos Órgãos do Sistema Socioeducativo no SUSP. O Senador foi muito atencioso e deixou as portas abertas de seu gabinete em Brasília para os dirigentes e representantes do Conselho Nacional das Entidades Representativas de Servidores e Trabalhadores do Sistema Socioeducativo -  CONASSE.

Na oportunidade ainda, foi solicitado ao Senador uma agenda para reunião juntamente com o Presidente do CONASSE em Brasília para tratar melhor sobre o assunto, e também, considerando as obstruções dos deputados da minoria, aonde o grupo de parlamentares não registrou presença e apresentou requerimentos para atrasar a supracitada votação, e que, alegaram que o projeto não resolve o problema da segurança pública e se disseram contrários à adesão dos agentes socioeducativos. Diante de tais afirmações, majoram a necessidade sobre esclarecimentos acerca da permanência do Sistema Socioeducativo no SUSP, ao passo que, foi solicitado ao Senador a intermediação de uma reunião com o Ministro Extraordinário da Segurança Pública do Brasil, Raul Jungmann.

Sidnei Oliveira - Secretário Geral do Sindpss/MT

Data: 20/04/2018